Dicas para desentupir canos

Truques e dicas para desentupir canos

Um cano entupido pode ser uma grande dor de cabeça, especialmente porque uma água de drenagem lenta permite que a sujudade e a gordura se acumulem à superfície, criando um revestimento liso e viscoso tão desagradável aos olhos, e ao toque. Isto significa que vai ter que repetir a limpeza mais vezes.



Quando confrontados com um cano entupido, a primeira reação pode ser procurar um líquido de limpeza de drenagem industrial. Mas, antes de fazer isso, considere os danos que os produtos químicos fazem ao meio ambiente. Afinal, a água que desce o ralo em última análise, acaba numa Etar de processamento onde é filtrada e utilizada para outras aplicações. E quando usa agentes tóxicos para limpar o seu sistema de esgotos, os produtos químicos entram nesse processamento, ou pior vão dispersar-se no meio ambiente. Por isso,  vale sempre a pena tentar uns truques e dicas para desentupir canos, antes de recorrer aos químicos tóxicos.

desentupir canos

Solução para desentupir canos

Dicas para desentupir canos de forma ecológica

O culpado mais comum para causar um cano entupido, ou ralo, é o cabelo. E acredite ou não, na maioria dos casos, a obstrução é logo abaixo do dreno, não na curva J como é mostrado na publicidade da televisão. Isso pode ser facilmente limpo, utilizando um cabide de metal. Dobre a extremidade de um dos lados do cabide em forma de gancho apertado, usando um alicate de nariz de agulha. Em seguida, insira o gancho pelo ralo e puxe-o de volta. Junto com o cabide virá uma tonelada de cabelos sujos e outras porcarias. Dependendo do quão ruim é a obstrução, pode ter de repetir a operação um par de vezes antes da obstrução ficar totalmente resolvida.

  • Desentupir canos com Alka-Seltzer: Se o entupimento estiver localizado além da drenagem e na curva J, então há alguns truques amigos de ambiente para resolver esse problema também. Alka-Seltzer e Vinagre! Pegue em três comprimidos de Alka-Seltzer e solte-os no ralo (quebre-os se precisar). Despeje uma chávena de vinagre branco no ralo e aguarde 15 minutos. Enquanto a solução estiver borbulhando, está a dissolver a gordura e a obstrução. Após os 15 minutos deite uma panela pequena, cheia de água a ferver no ralo para lavar.
  • Desentupir canos com liquido de lavar a loiça: Leve uma panela de água a ferver e adicione 3-4 colheres de sopa de líquido da loiça. Lentamente, deite a solução aquecida pelo ralo e deixe descansar por cerca de meia hora. Este preparado vai começar a soltar a gordura que se liga à canalização. Lave com água quente da torneira .
  • Desentupir canos com bicarbonato e sal:  Despeje meia chávena de bicarbonato e sal no ralo entupido. Ferver seis chávenas de água e derrame o líquido no ralo. Deixe a mistura atuar durante a noite e, em seguida, na parte da manhã lave com água quente da torneira. O bicarbonato de sódio e o sal agem como abrasivos que forçarão a obstrução para fora, enquanto, ao mesmo tempo esfregam as tubulações.

A próxima vez que tiver um cano entupido, tente uma destas dicas para desentupir canos. Não só irá poupar algum dinheiro, como também não vai ter dor de consciência, sabendo que não está a enviar produtos químicos tóxicos pelo cano abaixo…




Categorias: Dicas para desentupir canos | Tags: , , | 3 comments

Comentários (3)

  1. Pingback: Desentupir pia da cozinha | Desentupir Canos

  2. Pingback: Desentupir sanitas | Desentupir Canos

  3. Pingback: Desentupir esgotos | Desentupir Canos

Deixe um comentário

Preencha os campos obrigatórios *