Desentupir esgotos



Como desentupir canos de esgoto

Desentupir esgotos é uma tarefa de que ninguém gosta, mas que vai ter de fazer mais tarde ou mais cedo! quem mora numa casa acaba sempre por ter algum cano entupido algures e é necessário meter mãos à obra. Por vezes os entupimentos são relativamente simples e podem resolver-se facilmente, outras é necessário recorrer a ferramentas de desentupimento mais sofisticados ou mesmo aos especialistas em entupimentos. Fique a par de algumas informações importantes sobre como desentupir esgotos.

Tipos de desentupidores

Existem diversos tipos de desentupidores, sendo o mais usado o desentupidor de borracha. Este pode ser de dois tipos, o dito normal e o de base arredondada, aconselhado para desentupir sanitas. Depois temos outro tipo de desentupidores, constituídos por um cabo de aço flexível com uma cabeça em espiral numa das extremidades e, por vezes, uma pega rotativa na outra. Este cabo é passado através do escoadouro ao longo do cano até ao bloqueio, onde a cabeça é virada para abrir o bloqueio e permitir a passagem da água.

Para desentupir canos, em geral, deve utilizar um desentupidor de borracha (êmbolo de borracha) que desentope usando a pressão da água. Neste caso o local a desentupir deve estar cheio de água e o escoadouro de emergência, no caso de bidés e pias, deve estar tapado com um pano húmido. Segure o desentupidor de borracha e exerça movimentos para cima e para baixo. Isto obrigar a água a sair pelo cano e a desentupir. Ainda pode usar um produto de limpeza em aerossol, contudo use-o somente com o local vazio.

No caso das sanitas deve usar desentupidores de borracha arredondados e caso estes não resultem pode usar um cabo flexível que deve passar a curva em U até chegar ao bloqueio, altura em que deve ser suficiente rodá-lo. Leia o artigo – Desentupir sanitas.

Muitas vezes, nos casos em que existe um sifão, este deve ser retirado para solucionar o problema do entupimento. Ponha um balde por baixo e desaperte a rosca do sifão. Retire as impurezas que encontrar. Depois de desentupido, volte a colocar o sifão, exactamente como estava.

Entupimentos em esgotos maiores:

No caso de entupimento dos canos de esgoto maiores e canalizações, aos quais os canos de casa estão ligados, necessita de versões maiores das ferramentas referidas. Se não os possuir deverá recorrer a um canalizador. Quando tiver um entupimento deste tipo, pode usar um cabo de aço flexível maior. Este cabo deve ser introduzido pelo esgoto aberto ao longo da canalização até atingir o bloqueio, ou usar as chamadas varetas de drenagem para fazer sair o que está a provocar o entupimento.

Sugestões práticas para evitar entupimentos:

A limpeza periódica dos sifões e canos do lava loiça, banheira, sanita, bidé e outros, deverá fazer parte de um procedimento normal, rotineiro. Só limpando os detritos, cabelos e gordura,  poderá manter os canos de esgoto limpos e livres de sujidade e lixo. Pode usar água quente, de vez quando, nos canos ou detergentes de limpeza químicos. Só a limpeza regular permitirá evitar ter de desentupir esgotos e canos, com frequência.




Categorias: Desentupir canos | Tags: , , | Leave a comment

Deixe um comentário

Preencha os campos obrigatórios *